αทgєℓ " vαмσs ƒαℓαr sσвrє sєgυrαทçα"

Criar um Site Grátis Fantástico

ทσssα sєgυrαทçα

ทσssα sєgυrαทçα


Qual atitude tomar ao pressentir que alguém está lhe seguindo?


Se, quando caminhando na rua, o suspeito está fechando o espaço entre vocês, por exemplo, caminhando em sua direção, proceda assim:


  • Mude de calçada e observe o comportamento do suspeito;

 

  • Se o suspeito mudar também, a probabilidade dele te abordar, passa a ser muito maior;

 

  • Não permita que ele “feche o espaço”, se isso acontecer, você não terá mais nada para fazer. O bandido terá vencido.

 

Margem de segurança
 
» Para não fechar espaço:

Procure um local para se abrigar, um local bastante movimentado ou um local com seguranças e policiais;

Se não houver onde se proteger, mude o sentido de direção. Desta forma, você mantém espaço entre vocês dois.

Veja:
 
Caminhando na rua


Banheiros e vestiários – Espelhos de duas direções

Vivi momentos de grande emoção em abril de 2002 na cidade de Águas de Lindóia. Fui convidado pelo Governador Samir Nakhle Khoury do Distrito 4.420 do Rotary/SP para ministrar a palestra "Saber Viver com segurança" na XI Conferência da Humanidade, para uma platéia em torno de 2500 pessoas.

No camarim reservado aos palestrantes encontrei oradores de renome, tais como o locutor Fiore Giglioti, Guilherme Afif Domingos, o publicitário Roberto Duailibi (DPZ) e o escritor internacional Lair Ribeiro. 

Tornou-se hábito em minha vida, ensinar as pessoas regras, dicas e técnicas para obter mais segurança em todos os níveis. Na matéria de hoje gostaria de fazer um alerta, especialmente às mulheres. Algumas cautelas devem ser tomadas ao freqüentar toaletes, banheiros, quartos de hotel ou motel, vestiários para experimentar roupas etc. 

Preste atenção nos espelhos pendurados nas paredes, pois a policia tem descoberto alguns casos onde criminosos de plantão instalam os chamados espelhos de duas direções (você vê sua imagem refletida, mas alguém pode te ver do outro lado do vidro). É muito difícil identificar o tipo de espelho apenas olhando para ele.

Desta forma, como podemos determinar com boa dose de precisão que tipo de espelho é o que estamos utilizando, sem correr riscos? 

Devemos deve fazer um teste manual. Toque na superfície refletiva (espelho) com a ponta da unha de seu dedo ou com uma moeda. Se você observar um "espaço" entre a sua unha (ou a moeda) e a imagem refletida, o espelho é autentico e seguro. Esse "espaço" é equivalente à espessura do espelho, pois a parte que reflete é a parte do fundo do vidro e não a parte da frente. 

Entretanto, se a unha do seu dedo tocar diretamente na imagem, não havendo um espaço entre a imagem e o dedo então tome cuidado, pois provavelmente será um espelho de duas direções. Nesse caso a parte reflexiva é a parte da frente e não a do fundo do vidro.


Boa noite cinderela-doping involuntário


A mídia tem divulgado diversas ocorrências policiais envolvendo jovens nas baladas, principalmente brigas, acidentes e até mortes, geralmente tendo como pano de fundo o uso abusivo de drogas e bebidas alcoólicas. Outro problema crescente nas noites e madrugadas é o que chamo de "doping involuntário". Tudo começou com o famigerado golpe conhecido por "Boa Noite Cinderela". Vamos a um exemplo real: uma garota curte festa em uma danceteria, segurando copo contento caipirinha. Em dado momento, aproveitando a baixa luminosidade do local, estranho despeja no copo pequena quantidade de pó. A moça continua curtindo a noite, quando de repente começa a sentir reações estranhas no organismo. Os efeitos podem ser muitos, dependendo da substância colocada, mas vou apresentar os principais:

1) Sente enorme processo de euforia, seguida de depressão, chegando a perder a noção do que é certo ou errado.

2) Sensação inicial de prazer com risco de convulsões subsequentes, além de depressão respiratória e possibilidade de chegar ao coma.

3) A pessoa se sente anestesiada, impotente e desorientada, não mantém condições de enfrentar qualquer situação; fica totalmente a mercê de seu algoz. A intenção desses marginais são as piores possíveis, caminhando pelo roubo, sequestro e violência sexual. 

As principais drogas usadas são as da classe dos benzodiazetínicos, como o Dormonid e o GHB (ácido carboxílico). Essas drogas funcionam como relaxante muscular de rápida ação. Em apenas 30 minutos a vítima já apresenta sinais claros de sonolência. Especialistas dizem que a pessoa fica parecida a uma "boneca de pano", incapaz de qualquer reação. 


A diluição dessas substâncias pode ser feita também em refrigerante e energético. O ex-psiquiatra Eugênio Chipkevitch utilizava essas substâncias para dopar pacientes adolescentes e em seguida praticar abusos sexuais, sendo que as vitimas não se recordavam de nada. O réu encontra-se preso, cumprindo pena que ultrapassa 120 anos. O médico condenado, Farah Jorge Farah, também teria usado o Dormonid para anestesiar a namorada, que era sua paciente, para em seguida matá-la e esquartejá-la. Vítimas do golpe Boa Noite Cinderela, muitas vezes, não se recordam do que aconteceu antes e nem durante a prática criminosa. Portanto, nunca abandone um copo na mesa ou balcão de bar se pretende voltar e ingerir a bebida. Também é indicado segurar a bebida com uma mão e tampar o bocal com a outra, para evitar que estranhos introduzam substâncias entorpecentes sem voce perceber. Outro ponto importante é jamais aceitar qualquer tipo de bebida de pessoas desconhecidas e também das supostas conhecidas.


Cuidados com o copo na balada


Faço um alerta às mulheres que tem o hábito de freqüentar bares noturnos, festas e baladas em geral. Preste extrema atenção na narrativa de uma vítima e tire suas próprias conclusões:


''Meu nome é L.G.M. sou advogada, tenho 33 anos e moro em São Paulo. No dia 17 de Julho de 2001, sai por volta das 20h, sozinha, para um barzinho próximo a Praça Panamericana, região de Pinheiros. Lá, eu deveria encontrar umas amigas, porém por algum motivo nos desencontramos. Lembro-me muito vagamente de ter conversado com um homem muito educado que se aproximou e sentou em minha mesa. Aproximadamente 3:30 da madrugada eu acordei em uma casa abandonada, na zona leste. Minha cabeça doía e eu estava zonza. Não tinha a mínima idéia de como havia chegado ali. Notei que minhas roupas estavam espalhadas pelo chão. Percebi então que estava nua. Fui ficando assustada ao entender o que tinha acontecido. Ao tentar-me vestir constatei que minhas coxas e virilha estavam meladas. Desabei a chorar. Compreendi que tinha sido estuprada. Deu-me vontade de morrer. Tudo me passou pela cabeça: AIDS, gravidez... Levei uns minutos pra por a cabeça no lugar. Vesti-me e dirigi-me imediatamente para a delegacia da mulher onde fiz exame de corpo de delito. O médico legista constatou o estupro. A polícia diz que com este já são 11 casos semelhantes na zona sul de são Paulo. Eles imaginam ser um homem de boa condição financeira, pois em nenhum dos casos foram roubados cheques, cartões de credito ou coisas de valor. Ele age sempre as sextas-feiras ou sábados à noite. A polícia praticamente não tem nenhuma pista. Eles acham que o individuo aborda sua vítima, sempre sozinha, com boa conversa e num momento de descuido misturam a sua bebida uma droga a base de calmantes e barbitúricos que tem o efeito de deixá-la fora de si. A partir dai, fica fácil conduzi-la para onde quiser. Desde o ocorrido, estou fazendo terapia, para tentar pelo menos amenizar os efeitos psicológicos e somente decidi contar o meu drama para alertar as mulheres que tem o hábito de sair à noite, desacompanhada”.


                                   Segurança da mulher

Entrevistei muitas jovens que tem o hábito de se divertir a noite em diversas capitais brasileiras. Várias comentaram que tem realmente receio que alguém coloque algum tipo de medicamento ou droga em suas bebidas.

A estratégia preventiva é não perder de vista, um segundo sequer, o copo. Pude notar que já é comum encontrar mulheres que não descansam mais o copo sobre a mesa ou balcão de um bar. Elas preferem segurar o copo o tempo todo e ainda colocam a mão encima do bocal, para evitar que estranhos introduzam drogas em suas bebidas. 

É meu dever neste site alertar pais e filhos do ingresso de uma nova droga que esta sendo distribuída em festas, bares e casas noturnas.

Sua primeira aparição se deu na Europa e agora, infelizmente chegou ao Brasil. O nome dela é "EasyDate" e o leitor perceberá o porquê desse nome.


Algumas características já foram identificadas:

  1. Ela apresenta-se na forma de pó branco que, uma vez dissolvido em qualquer líquido, atua em cinco a sete minutos no sistema nervoso central do usuário. Ela é incolor, e não tem qualquer gosto.
  2. Ela age ao nível do pré-consciente e transforma a pessoa que a tomar num escravo perfeito; tem como efeito secundário, apagar da memória tudo o que se fez, disse ou sentiu durante o tempo de atuação que se prolonga durante sete a oito horas.

 Uma estudante de 24 anos, residente na cidade de Araçatuba-SP, foi vítima dessa nova droga. Ela foi convidada por uma amiga a ir a uma casa noturna. Bebeu algumas caipirinhas, dançou e diz que não se recorda de nada. Só se lembra de acordar no dia seguinte, sozinha, na cama de um quarto de motel. É importante que o amigo leitor tenha ciência de algumas orientações preventivas que devem ser divulgadas a seus filhos:

  1. Numa discoteca, festa ou bar, jamais abandone seu copo. Mantenha-o sempre a vista, a sua frente.
  2. Se por uma questão de distração, seu copo ficou "sozinho", por alguns segundos ou minutos, não de sorte ao azar, prefira pedir outro drink. 
  3. Não peça para terceiros, pegar sua bebida no bar. Solicite seu drink diretamente, para não correr risco desnecessário.
  4. Entre amigos, vigiem-se uns aos outros. 
  5. Muito cuidado com estranhos de ambos os sexos. Lembre-se que as aparências enganam. 
  6. Os primeiros sintomas físicos de quem ingeriu essa nova droga são: suor excessivo e o rosto fica avermelhado. Se um dos seus amigos tiver estes sintomas, não o deixe sozinho. Levem-no imediatamente para um hospital. 
Uma mãe, ao descobrir que seu filho fumava maconha, tentou explicar o ocorrido a uma amiga: "É por causa dos carros. Atualmente a juventude pode ir a bailes e lugares distantes, longe de nossos olhos. No nosso tempo não era assim, não é verdade?". A amiga não usou meias palavras: "Certamente, íamos o mais longe que podíamos". 

Diversos jovens estavam descontentes com a péssima qualidade da cerveja caseira servida pelo dono do botequim. Eles resolveram despejar um pouco da cerveja em uma garrafa e enviaram o líquido para um laboratório especializado para descobrir o que havia na cerveja. Após uma semana receberam o resultado do exame: "Seu cavalo está com icterícia".






Baixe o Flash Player para executar...